A Sombra
 
Toda Verdade gera uma sombra quando é enfrentada pela Esperança, nesse lugar escuro fica a semeadura dos idealismos, dos otimismos, dos medos e dos sonhos, tudo isso são outros nomes da Mentira.

Mas Mentira nem é um mal terrível, uma prova decisiva capaz de encriminar uma pessoa em rigores absurdos de lei, não... ...nem é. Pior que a Mentira é a motivação a mentir, esse sim é o estado mais perigoso, e o quê sempre gera uma Mentira é inevitavelmente uma Verdade.

Ora, se toda Mentira tem uma motivação realista, mesmo que escondida, mesmo que abstrata, mesmo que cruel, ainda assim a Mentira em si é o produto, a Verdade sim, é grande inimiga do homem.

Mas eu já me vi mil vezes defendendo a Verdade, dizendo até que minha única religião é a Honestidade, sim, fiz! Mas eu estou querendo ser mais do que uma vez honesto, e leio as circunstâncias assim, e posso dizer sem medo que o quê compele originalmente a uma mentira são as Verdades.

E como vencer um sol ao meio-dia? Impossível, a não ser se procurarmos uma sombra, e onde está escuro, se esconde tudo da revelação.

O mais certo é nos expormos, seja ao sol ou ao juízo, seja a nós mesmo ou aos outros, mas ainda assim a Verdade é que será a criminosa, na hora de devorar a nossa pele com seus raios fumegantes, ou então quando ofuscar o coração de todo amor ao dizer sem ternura que dois mais dois é quatro.

Não quero um subterfúgio para mentir, até porque não é meu esporte predileto e muito menos meu talento mais eficiente, é simplesmente uma reação, uma reação a chicotadas que recebo no lombo a carregar em carruajem minhas sensações de realismo.

Mas e se a Verdade não for a criminosa, mas sim a nossa Inocência em ter ido de encontro com o dia mais claro do ano? Quem realmente é culpado pela maldade da Mentira? A Verdade é um astro-rei dominante de si mesmo, e sem mãos para acariciar quem o contempla, antes disso lança sua solidez pelos minutos afiados dos conceitos inabaláveis.

Guarde então muitas perguntas, elas também criam sombras, a Verdade é inimiga da gente, e também nosso tabelião mais significativo, vou negociar com a escuridão as melhores mentiras para proteger-me do sol, vou falar que vendo e compro esperanças, que vendo e compro elogios, que vendo e compro sonhos, que vendo e compro almas.

E minha Inocência escreve tudo isso escondida na noite, essa, um quando que semeia sonhos.

domingo, 23 de março de 2008 - 08:50

            Lopes Castro Gustavo


 
  • As Tempestades Avisadas
  • A Religião dos Dias
  • Carta de Resignação II
  • Carta de Resignação I
  • O Labirinto Esquecido
  • Medo de Perder
  • Ervas de Mim
  • O Anfitrião da Pergunta
  • A Ilha
  • A Quimera de Cada Dia
  • rodapedoblog01p (162K)